16 de nov. de 2007

III Mostra de Literatura Afro-Brasileira- Belo Horizonte

No Mês da Consciência Negra, a Prefeitura promove, de 21 a 23 de novembro, a III Mostra de Literatura Afro-Brasileira, simultaneamente ao VII Encontro de Profissionais de Bibliotecas e às comemorações dos 10 anos do Programa de Bibliotecas da Rede Municipal de Educação. As atividades acontecem no Expominas (avenida Amazonas, 6.030, Gameleira ), integrando a XVIII Feira Nacional de Artesanato - "Brasil e África de Mãos Dadas".

A III Mostra de Literatura Afro-Brasileira abordará assuntos importantes para a implementação da Lei 10.639/03, que incluiu no currículo oficial o ensino da História e Cultura Afro-brasileira. Entre os temas a serem abordados estão "Educação, diversidade cultural e cinema", "A importância da literatura afro-brasileira no cotidiano escolar", "História da África e relações étnico-raciais", "As referências das matrizes culturais africanas na arte brasileira", entre outros.

O evento busca contribuir para a formação dos profissionais da educação e estudantes de todas as idades, bem como para a valorização e o acesso à cultura africana e afro -brasileira. Serão três dias de encontros, trocas, diálogos, oficinas, palestras, debates , exposições, performances poéticas e muito mais.

Na Rede Municipal de Educação, todas as escolas já recebem o Kit de Literatura Afro-Brasileira, que em sua terceira edição é composto de 160 títulos, selecionados pelo Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da Secretaria Municipal de Educação .

Os profissionais e estudantes da Rede Municipal de Educação e das creches conveniadas à Prefeitura podem fazer inscrições para as oficinas e reservas de convites para visitação da Feira pelo telefone 3277-8644 ou 3277-8641.

Fonte: prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário: